Preferências de inicialização do SQL Developer

E aí pessoal,sqldeveloper

Já faz algum tempo que estou trabalhando com PL/SQL aqui na Synchro. Desde então, a ferramenta de desenvolvimento que mais uso é sem dúvidas o Oracle SQL Developer.

No inicio das minha aventuras no PL/SQL, usava muito o recurso de imprimir mensagens (System.out.println fazendo analogia o Java), resultados de queries e procedure no console. Isso me ajudou e ainda juda a entender o fluxo do código e até debuga-lo durante a execução.

O grande problema era, toda vezes que abria uma nova conexão com o banco de dados no SQL Developer, tinha que habilitar o recurso de output do Oracle. E claro, normalmente esquecia de fazer isso.

SET SERVEROUTPUT ON;

Foi então que descobre uma forma de configurar minhas preferências de inicialização, assim quando eu inicio uma nova conexão com o banco de dados, estas preferências são sempre executadas.

Para fazer isto é bem simples, basta escrever uma aquivo .sql com os comandos que você deseja executar quando uma nova conexão for iniciada. No meu caso deixei apenas o código que habilita o recurso no script e salvei o aquivo.

Screenshot from 2018-08-03 13-07-57

Para informar o Developer que agora ele possui um script de inicialização, acesse o menu Ferramentas > Preferências e na janela, escolha opção Banco de Dados, depois informe a localização do seu script, como na imagem abaixo:

Screenshot from 2018-08-03 13-09-28

Depois disso, basta clicar no botão OK e testar!

Ah já ia me esquecendo, para imprimir alguma coisa no consulte, use o procedure PUT_LINE da package DBMS_OUTPUT como abaixo:

DBMS_OUTPUT.PUT_LINE('—> OK: ' );
DBMS_OUTPUT.PUT_LINE('—> ERRO: ' || V_ERROR);

Espero ter ajudado!

Abraços.

https://gist.github.com/edermfl/5241151cae226defa349945f50e046bb.js

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: